Testes Psicológicos e Avaliações Psicológicas

Nesse artigo buscamos trazer informações relevantes a fim de proporcionar um maior entendimento e conhecimento sobre testes psicológicos.

O processo da avaliação psicológica utilizando-se de testes psicométricos, abrange um nível avançado de conhecimentos sobre o material a ser utilizado, incluindo validação reconhecida internacionalmente.

Os testes psicológicos são instrumentos de uso exclusivo do psicólogo. Cada teste é o resultado de um processo de pesquisa científica desenvolvido durante vários anos, quase sempre em laboratórios de universidades, e conta com histórico de elaboração e contexto cognitivo, ético e legal para seu uso e manuseio, a fim de não comprometer seu desempenho ético e profissional.

No Brasil, anualmente, são realizadas milhares de avaliações psicológicas, nos mais diversos contextos. São elas que oferecem o suporte necessário às tomadas de decisão dos psicólogos, por isso mesmo, a excelência técnica e o cuidado ético nas suas aplicações.

Os testes, instrumento das avaliações psicológicas, contribuem com informações importantes para a compreensão das características e capacidades individuais de cada avaliado, por meio da coleta e interpretação de informações sobre um indivíduo. Essas informações são obtidas por meio de métodos e medidas, caso a caso, sendo as fontes relevantes determinadas pelos objetivos específicos da avaliação.

Os testes psicológicos são avaliações escritas, visuais ou verbais administradas para avaliar o funcionamento cognitivo e emocional de crianças, adultos e idosos. São usados para avaliar uma variedade de habilidades e atributos mentais, incluindo além da personalidade o funcionamento psiconeurológico.

No caso de crianças, por exemplo, os testes de desempenho acadêmico, habilidade e inteligência podem ser usados como ferramentas na colocação escolar, na determinação da presença de uma deficiência de aprendizagem ou atraso no desenvolvimento, na identificação de superdotação ou no acompanhamento do desenvolvimento intelectual. Testes de inteligência também podem ser usados com adolescentes e jovens adultos para determinar a capacidade vocacional (por exemplo, em aconselhamento de carreira).

Os testes de personalidade são administrados por uma ampla variedade de razões, desde o diagnóstico de psicopatologia (por exemplo, transtorno de personalidade, transtorno depressivo) até a triagem de candidatos a emprego. Eles podem ser usados em um ambiente educacional para determinar os pontos fortes e fracos da personalidade e a capacidade de ser feliz na carreira escolhida.

Os testes psicológicos são medidas formalizadas do funcionamento mental. A maioria é objetiva e quantificável; entretanto, certos testes podem envolver algum nível de interpretação subjetiva. Também conhecidos como inventários, medições, questionários e escalas, os testes psicológicos são administrados em uma variedade de ambientes, incluindo pré-escolas, escolas primárias e secundárias, faculdades e universidades, empresas, hospitais, ambulatórios de saúde e agências sociais para obtenção do porte de arma e da carteira de habilitação para motorista. Eles vêm em uma variedade de formatos, incluindo escrito, verbal e administrado por computador.

Os testes psicológicos são projetados para medir o nível de funcionamento intelectual, comportamental e capacidade cognitiva do avaliado. Todos os testes são padronizados, o que significa que as normas foram estabelecidas durante a fase de projeto, administração do teste a uma grande amostra representativa da população. Seguem um protocolo ou procedimento de teste uniforme (ou seja, instruções de teste, condições de teste e procedimentos de pontuação) e suas pontuações podem ser interpretadas em relação às normas estabelecidas.

O psicólogo, inscrito no conselho de classe e como especialização em testes psicológicos saberá qual o melhor tipo de teste para contemplar uma melhor avaliação psicológica. De acordo com cada caso, poderão ser utilizados, Testes de desempenho e habilidade; Testes neuropsicológicos, Testes psicológicos no recrutamento; Testes de personalidade, aplicados nas mais diversas áreas como, Transtorno espectro de autismo – TEA, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH, Trânsito; Concurso Público; Porte de Armas; Força Aérea Brasileira; Cirurgia Bariátrica; Reprodução Assistida; Transplante de Órgãos; Aviação Civil entre outros.

Compartilhe
Post anterior
O MÉTODO PILATES COMO ALIADO NA SAÚDE MENTAL
Próximo post
Entenda o que é Dependência Emocional.

Leia também…

Nenhum resultado encontrado.